Pular para o conteúdo principal

Projeto Transhumanizando


Trans-Humanismo é uma tendência de pensamento filosófico que reflete sobre a aplicabilidade do conhecimento técnico à melhoria da vida humana, à superação dos limites do corpo humano, ao prolongamento da vida e mesmo à imortalidade. Os filósofos trans-humanistas entendem que a divulgação do conhecimento é indispensável para que cada vez mais pessoas possam pensar e decidir sobre o futuro da humanidade.

Nesse momento de tantas transformações, o Projeto Transhumanizando tem como ponto de partida a necessidade de esclarecer o maior número de pessoas possível sobre a influência sutil exercida sobre nós pelas tecnologias da informação e pelas biotecnologias, em especial. É indispensável e urgente compreender como elas estão transformando nossa interioridade, nossas relações com nosso próprio corpo, com nossos semelhantes, com nosso planeta em sua fauna, flora e territórios.

Hoje não é possível pensar em ética e política, para planejar um futuro que abrace toda a humanidade e tudo o que vive, sem refletir, com profundidade, sobre suas relações com as ciências e as técnicas.

Neste contexto, o Projeto Transhumanizando tem por objetivo estimular o interesse popular pelos processos de construção do conhecimento, pelos prós e contras do uso das criações tecnocientíficas.

Desejamos apresentar conhecimentos acadêmicos complexos de maneira clara, em linguagem simples, além de divulgar métodos de estudo e reflexão filosófica para todos os interessados. Para tanto, desenvolvemos conteúdos e os disponibilizamos por meio de diferentes canais, em diferentes formatos.

As redes sociais são ferramentas de comunicação, que usamos como nossas aliadas. Estamos no Facebook, no YouTube, no Instagram, no Blogger, no SoundCloud.

Porém, como a comunicação virtual não substitui o olho no olho, o abraço amigo, a construção coletiva e colaborativa do conhecimento, também desenvolvemos conteúdos especiais para educadores e assessoramos a formações de grupos de estudo para aulas, cursos, palestras e clubes de leitura em todo o território brasileiro.

Assim, o Projeto Transhumanizando também pretende ser um integrador das práticas de pesquisadores de educadores de todo o Brasil, que desejam unir o conhecimento acadêmico à cultura popular e diversidades locais, visando despertar consciências e empoderar a sociedade civil e suas iniciativas nas áreas de cultura e cidadania.

O Trans+H é um projeto filosófico sem fins lucrativos; uma ponte que une o acadêmico ao popular para a construção de uma sociedade mais ativa na melhoria das condições de vida no presente e na construção do futuro.